Canavieiras analisa pedidos de licenciamento ambiental da carcinicultura

Fazendas de produção de camarão em cativeiro fazem parte do cenário de Canavieiras
Ascom

A Prefeitura de Canavieiras recebeu esta semana o primeiro projeto para a renovação do licenciamento ambiental do cultivo de camarão em cativeiro (carcinicultura). O projeto foi encaminhado pelo prefeito Almir Melo à Assessoria de Assuntos do Meio Ambiente (AAMA) para que sejam realizados pelos técnicos os primeiros estudos.

Segundo o assessor ambiental Patrick Nery, após a análise técnica da documentação do projeto, será adotado novo procedimento, a exemplo da inspeção in loco da área, com a finalidade de elaborar o Parecer Técnico. Em seguida, será realizado o Parecer Jurídico e procedida a análise pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema).

A área em análise é a Fazenda Marway, implantada e licenciada em 2003 com 16 hectares de lâmina d’água e que está sendo ampliada para operar com 30 hectares de área produtiva. Atualmente, o empreendimento oferece 10 empregos diretos e 15 indiretos (sazonais). Com a ampliação, será duplicado o número de empregos.

Outras 11 solicitações de licenciamento ambiental já foram protocoladas na Prefeitura e aguardam tão somente a elaboração e entrega dos projetos para que sejam analisados pela Assessoria de Assuntos Ambientais (AAMA). Informa Patrick Nery, que o Município tem competência para realizar o licenciamento ambiental em áreas de até 50 hectares.

Segundo o empresário Wanderlei dos Santos Pinheiro, o empreendimento obedece aos princípios da sustentabilidade, realizando manejo com todos os procedimentos para assegurar a manutenção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado. “Em todas as fases de produção temos o maior cuidado, no sentido de oferecer ao mercado um alimento de qualidade, com todos os requisitos necessários à produção”, assegura Wanderlei.

O município de Canavieiras conta atualmente com cerca de 475 hectares de cultivo de camarão marinho em cativeiro, atingindo uma produção média de 1.500 toneladas, com potencial para triplicar a produção. O camarão produzido em Canavieiras hoje pode ser apreciado nos melhores hotéis e restaurantes de todo o Brasil.